Como ajudar

Crianças

O Espaço da Criança-ARH atende atualmente cerca de 100 crianças carentes de 4 a 12 anos das comunidades dos Coelhos e entorno. Elas dividem-se em dois grupos de 50 cada, indo à instituição no turno oposto ao da escola.

Na casa, cada aluno recebe duas refeições, totalizando 200 refeições servidas por dia. Voluntários dão aulas de leitura, arte, dança, recreação, música, reforço escolar e iniciação à informática, completando uma carga horária diária de quatro horas.

Desde 2013, o Espaço da Criança-ARH adota a metodologia de ensino Educação por Princípios. Desenvolvida nos EUA e presente há 20 anos no Brasil, trata-se de uma abordagem transversal que permeia todas as disciplinas escolares para ensinar aos alunos sete princípios comportamentais: Autogoverno, Aliança, Individualidade, Semeadura e Colheita, Caráter, Mordomia e Soberania.

Dada a frágil estrutura das relações familiares das crianças, esse método se propõe a resgatar a os valores essenciais ao seu desenvolvimento e à vida em sociedade.

As crianças e suas famílias também recebem o apoio do setor psicossocial, que as acompanha, executa visitas domiciliares, trabalhos individuais e em grupos operativos. Quando da admissão de um novo aluno na entidade, é feita uma anamnese social e psicológica que engloba a estrutura da família e suas condições de vida, bem como o quadro psicológico dos seus integrantes.

A partir dessa sondagem, a equipe do Espaço da Criança-ARH elabora um perfil de atendimento aos infantes e a suas famílias. O setor também promove palestras e reuniões mensais para discutir o desenvolvimento das crianças com os seus genitores.

Na instituição, as crianças têm aulas de informática, leitura, arte, dança e recreação.
Cada criança recebe duas refeições todo dia na instituição.
A metodologia de Educação por Princípios enfoca o desenvolvimento de valores nos alunos.